niversite niversite

Blog


19 de fevereiro de 2015

10 dicas para ajudar o seu filho na lição

 

Informe-se

Procure saber quais são as lições, por ele e por informações da escola, e o ajude a se organizar, tirando eventuais dúvidas.

Procure a escola

Se seu filho não quiser fazer a lição, procure conversar com ele para entender os motivos, mas também procure a escola para saber como são as lições, o que é exigido nelas e ouvir o que o professor tem a dizer da relação de seu filho com o aprendizado e com o conhecimento.

Agende

Caso seu filho leve mais tempo do que o normal para fazer a lição, procure entender se a tarefa foi dada com um prazo longo e ele deixou para fazer na última hora ou se a escola tem exigido um tempo maior de estudo. Se for esse o caso, procure ajudá-lo a conciliar os estudos com outras atividades.

Organize

Incentive seu filho a utilizar um único espaço para fazer as lições: ter os materiais necessários por perto e longe de coisas que possam desviar sua atenção, como a TV e o computador.

Ajude

Se ele estiver com dúvidas na lição, peça que ele leia a tarefa, diga o que não entendeu e tente ajudá-lo. Mas não faça a lição por ele.

Acompanhe

Se a escola informar que seu filho não tem feito regularmente as tarefas, procure entender como a escola orienta seu filho a anotar as tarefas e pergunte se ele tem seguido a orientação. Converse com ele e o avise que você vai se comunicar com a escola para saber se ele passou a anotar as lições.

Navegue

Se seu filho tiver de fazer pesquisas na internet, ajude-o a encontrar alguns site e o oriente a ler o conteúdo selecionado e a escrever com suas próprias palavras o que ele pesquisou. Se ele insistir em apenas imprimir o resultado da busca, procure a escola para saber como os alunos são orientados a pesquisar na internet.

Pesquise

Quando seu filho tiver de fazer pesquisas que exigem mais de uma fonte, ajude-o a encontrar as fontes e supervisione a coleta de informações que ele faz.

Questione

Se seu filho disser que a escola não está mandando tarefas regularmente, questione a informação e avise que vai procurar saber na escola se de fato isso está acontecendo.

Converse

Se seu filho insistir em fazer a lição em frente à TV ou ao computador, observe a concentração dele nas duas atividades, assim como a qualidade de sua produção. Depois converse para que ele próprio reconheça que leva mais tempo e pode ter mais dificuldades e dúvidas se estiver com a TV ou o computador ligado.

 

Fonte: Educar para Crescer

 

 


Depoimentos

Rachel Mockdeci

Amei tudo! Obrigada equipe do Niver Site, amei cada detalhe! Obrigada Pipoca Filmes pro deixar esse momento inesquecível!

Lorena Tarcitano

A toda Equipe do Niver site , nosso agradecimento a vocês!! O 1º aninho do Lucca foi absolutamente PERFEITO! Vocês foram PERFEITOOOSS!! Estava tudo impecável, a comida maravilhosa, os garçons não paravam de servir! As pessoas me paravam no meio da festa para falar que estava tudo incrível e dizer que o copo deles nunca esvaziava hahaha Serio, nem tenho o que dizer...

Faça um orçamento conosco

Preencha os campos abaixo e faça um orçamento agora mesmo!